Controle

clip_image001
Vivemos em uma época perigosa. O homem domina a natureza antes que tenha aprendido a dominar-se a si mesmo. (Albert Schweitzer)

Quem é que não gostaria realmente de ter um controle sobre todos os acontecimentos da vida? Mas, isso não é possível! Você não pode controlar tudo em sua vida, pois muitas coisas fogem ao seu domínio. Elas dependem de outros, dependem da natureza, dependem de instituições, sobre as quais nem sempre temos poder. Mas, você pode controlar inúmeras situações que farão uma grande diferença em sua vida. Se você souber quais são estas coisas, e tomar a rédea delas em suas mãos. Imagine quanto você ganhará em “qualidade de vida”. Então, para nos aprofundarmos nesta discussão, e ainda, transformar seus dias num período de tempo mais “produtivo e interessante” vamos analisar juntos, algumas das mais importantes situações, onde poderemos ter o controle. Acompanhe-me por esta lista!

Primeiro: você pode perfeitamente controlar o que faz durante a maior parte do seu tempo livre e à noite.

Segundo: você pode controlar a quantidade de energia e esforço que vai dedicar a cada tarefa que empreender.

Terceiro: pode também controlar seus pensamentos e imaginação, canalizar seus pensamentos, focar em coisas boas e úteis.

Quarto: você também pode controlar suas atitudes. Estas dependem de você exclusivamente!

Quinto: pode controlar sua língua; pode preferir ficar em silêncio ou falar. Se decidir falar, pode escolher as palavras e o tom de voz que vai usar.

Sexto: você pode controlar quem você escolhe como modelo,e quem vai procurar para lhe dar conselhos e servir de inspiração. Você pode controlar com quem passa suas horas de lazer e, em grande parte, com quem você se comunica.

Sétimo: você pode controlar seus compromissos, que coisas promete a si mesmo e aos outros, como vai realizá-las.

Oitavo: você pode perfeitamente escolher e controlar as causas a que dedica seu tempo e ideias. É a isso que eu chamo de um propósito por trás de outro propósito.

Nono: você pode escolher que lugares quer frequentar e que associações deseja ser membro. Um detalhe importante! O destino, em parte, são as cartas que você recebeu. Você não pode controlar isso, mas pode controlar a sua maneira de jogar, enfrentando as situações que se apresentam.

Décimo: você pode controlar suas preocupações e aborrecimentos, isto é, se vai fazer alguma coisa a respeito e como vai fazer?

Finalmente, está em suas mãos, que você pode controlar sua reação diante de tempos difíceis. Agora pense nisso!

Nenhum comentário: