Como blindar seu PC contra a bisbilhotice - parte 1:




Deixe curiosos uma hora ou duas mexendo em seu PC desktop ou notebook e eles poderão saber bastante sobre você e sua empresa. Podem descobrir e-mails enviados e recebidos, sites visitados, dados inseridos em formulários da Web e até mesmo frases que você usou em um documento. Felizmente, você pode impedir esse tipo de bisbilhotice se seguir estas dicas de segurança.

Jogue o lixo no lixo

Livre-se dos arquivos que você mandou para a lixeira. É claro que você a esvazia sempre que se lembra disso (clique duas vezes no ícone da lixeira e escolha Arquivo > Esvaziar lixeira). Mas uma maneira melhor de gerenciar essa tarefa é desativar a lixeira e excluir definitivamente seus arquivos logo na primeira vez.

1. Clique com o botão direito na lixeira e escolha Propriedades > Global.

2. Marque a caixa: “Não mover arquivos para a 'Lixeira'. Remover arquivos imediatamente quando excluídos” Limpe e tranque

Mesmo que não vejam seus documentos diretamente, os bisbilhoteiros podem ter uma idéia do que você está fazendo se rastrearem sua lista de documentos abertos recentemente no menu Arquivo do Microsoft® Word ou Excel.

Essa lista temporária exibe até os documentos excluídos recentemente, de modo que o melhor é desativar essa função.

1. No Word ou no Excel, selecione Ferramentas > Opções.

2. Clique na guia Geral e desmarque a caixa Lista de arquivos usados recentemente.

Existe outro lugar no qual os bisbilhoteiros podem ver suas atividades recentes. Clique no botão Iniciar e verifique a lista dos últimos aplicativos que você executou. Usando essas informações, é fácil navegar por seus arquivos pessoais ou de trabalho, mesmo sem pesquisar em seu disco rígido! Para se proteger, limpe o menu.

1. Clique em Iniciar > Painel de controle > Barra de tarefas e menu Iniciar.

2. Selecione a guia Menu Iniciar > Personalizar.

3. Clique no botão Limpar Lista. Agora é o momento de limpar seus arquivos temporários. O Microsoft Word e outros aplicativos normalmente salvam cópias temporárias de seus trabalhos em andamento para protegê-los contra travamentos do sistema.

Livre-se dos arquivos temporários excluindo com freqüência o conteúdo da pasta de arquivos temporários.

1. Clique em Iniciar > Painel de controle > Ferramentas > Opções de pasta.

2. Selecione a guia Modo de exibição e marque o botão de opção Mostrar arquivos e pastas ocultos. Clique em OK.

3. Selecione Meu computador > Unidade C: > pasta Temp.

4. Exclua os arquivos na pasta Temp e seus subdiretórios.

Para saber mais sobre como você pode proteger suas informações pessoais e comerciais privadas, não perca o segundo artigo sobre como proteger seu PC contra a bisbilhotice, no próximo mês. Você saberá como fortalecer a segurança com senhas e excluir suas pegadas na Web.

Nenhum comentário: