Forças e Poderes

Há pelo menos 33 forças e poderes universais que fazem parte de toda nossa existência. Veja abaixo quais são, a representatividade e a referência de cada uma delas:


1 - Verdade (Escrituras Sagradas)


Salmos 138:2 Inclinar-me-ei para o teu santo templo e louvarei o teu nome, pela tua benignidade e pela sua verdade; pois engrandeceste a tua palavra acima de todo o teu nome.


2- Escolha/Decisão (Livre Arbítrio)

Sobre a primeira escolha errada feita por Lúcifer:
Tu eras querubim da guarda ungido, e te estabeleci; permanecias no monte santo de Deus, no brilho das pedras andavas.  Ezequiel 28:14
Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado até que se achou iniquidade em ti.
Ezequiel 28:15


3 - Bem (João)

Sobre a escolha do bem:
Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras [no sangue do Cordeiro], para que lhes assista o direito à árvore da vida, e entrem na cidade pelas portas.
Apocalipse 22:14

4- Mal

Salmos 91:10 Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda.


5- Lei (Justiça)

Isaías 10:1 Ai dos que decretam leis injustas, e dos escrivães que prescrevem opressão.


6 - Sentimento (Rebeca)

Isaque orou ao SENHOR por sua mulher, porque ela era estéril; e o SENHOR lhe ouviu as orações, e Rebeca, sua mulher, concebeu.
Gênesis 25:21 

7 - Necessidade (Mardoqueu)
Sobre a necessidade de ser reconhecido:
Então, disse o rei: Que honras e distinções se deram a Mordecai por isso? Nada lhe foi conferido, responderam os servos do rei que o serviam.
Ester 6:3

8 – Ação/Reação (Caim e Abel)
Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo.
Gênesis 4:7

9 - União (Rute e Noemi)
Disse, porém, Rute: Não me instes para que te deixe e me obrigue a não seguir-te; porque, aonde quer que fores, irei eu e, onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus.
Rute 1:16

10 - Movimento (Tanque de Betesda)
João 5:4 Porquanto um anjo descia em certo tempo ao tanque; e agitava a água; e o primeiro que ali descia, depois do movimento da água, sarava de qualquer enfermidade que tivesse.

11-Interesse
E lhes disse: Bem sei que o SENHOR vos deu esta terra, e que o pavor que infundis caiu sobre nós, e que todos os moradores da terra estão desmaiados.
Josué 2:9
Porque temos ouvido que o SENHOR secou as águas do mar Vermelho diante de vós, quando saíeis do Egito; e também o que fizestes aos dois reis dos amorreus, Seom e Ogue, que estavam além do Jordão, os quais destruístes.
Josué 2:10
Ouvindo isto, desmaiou-nos o coração, e em ninguém mais há ânimo algum, por causa da vossa presença; porque o SENHOR, vosso Deus, é Deus em cima nos céus e embaixo na terra.
Josué 2:11
Agora, pois, jurai-me, vos peço, pelo SENHOR que, assim como usei de misericórdia para convosco, também dela usareis para com a casa de meu pai; e que me dareis um sinal certo
Josué 2:12
De que conservareis a vida a meu pai e a minha mãe, como também a meus irmãos e a minhas irmãs, com tudo o que têm, e de que livrareis a nossa vida da morte.
Josué 2:13

12 - Influência (Salomão)
Ora, além da filha de Faraó, amou Salomão muitas mulheres estrangeiras: moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e heteias.
I Reis 11:1
mulheres das nações de que havia o SENHOR dito aos filhos de Israel: Não caseis com elas, nem casem elas convosco, pois vos perverteriam o coração, para seguirdes os seus deuses. A estas se apegou Salomão pelo amor.
I Reis 11:2
Tinha setecentas mulheres, princesas e trezentas concubinas; e suas mulheres lhe perverteram o coração.
I Reis 11:3

13 - Tempo (Relógio de Acaz)
II Reis 20:11 Então, o profeta Isaías clamou ao SENHOR; e fez voltar a sombra dez graus, pelos graus que já tinha declinado no relógio de sol de Acaz.


14 - Atração (Beteseba)

E aconteceu à hora da tarde que Davi se levantou do seu leito, e andava passeando no terraço da casa real, e viu do terraço a uma mulher que se estava lavando: e era esta mulher mui formosa à vista. 
E enviou Davi e perguntou por aquela mulher; e disseram: Porventura, não é esta Bate-Seba, filha de Eliã e mulher de Urias, o heteu?
II Samuel 11:2-3 

15 - Querer/Vontade (Neemias)

E disse ao rei: se é do agrado do rei, e se o teu servo acha mercê em tua presença, peço-te que me envies a Judá, à cidade dos sepulcros de meus pais, para que eu a reedifique.
Neemias 2:5

16 - Resistência (Sansão)
Chegando ele a Leí, os filisteus lhe saíram ao encontro, jubilando; porém o Espírito do SENHOR de tal maneira se apossou dele, que as cordas que tinha nos braços se tornaram como fios de linho queimados, e as suas amarraduras se desfizeram das suas mãos.
Achou uma queixadas de jumento, ainda fresca, à mão, e tomou-a, e feriu com ela mil homens.
Juízes 15:14-15

17 - Tentação/Pecado (José)
Quando José foi tentado pela esposa de Potifar (Eunuco do Rei):
Potifar tudo o que tinha confiou às mãos de José, de maneira que, tendo-o por mordomo, de nada sabia, além do pão com que se alimentava. José era formoso de porte e de aparência.
Aconteceu, depois destas coisas, que a mulher de seu senhor pôs os olhos em José e lhe disse: Deita-te comigo.
Ele, porém, recusou e disse à mulher do seu senhor: Tem-me por mordomo o meu senhor e não sabe do que há em casa, pois tudo o que tem me passou ele às minhas mãos.
Ele não é maior do que eu nesta casa e nenhuma coisa me vedou, senão a ti, porque és sua mulher; como, pois, cometeria eu tamanha maldade e pecaria contra Deus?
Falando ela a José todos os dias, e não lhe dando ele ouvidos, para se deitar com ela e estar com ela,
Gênesis 39:6-10

18 - Conversão (Paulo)
Conversão de Saulo de Tarso no Caminho de Damasco:
Seguindo ele estrada fora, ao aproximar-se de Damasco, subitamente uma luz do céu brilhou ao seu redor, e, caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?
Ele perguntou: Quem és tu, Senhor? E a resposta foi: Eu sou Jesus, a quem tu persegues; mas levanta-te e entra na cidade, onde te dirão o que te convém fazer.  Atos 9: 3-6
E logo lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e recuperou a vista; e, levantando-se, foi batizado.
Atos 9:18

19 - Prazer (Moisés)

Pela fé, Moisés, quando já homem feito, recusou ser chamado filho da filha de Faraó,
Hebreus 11:24
Preferindo ser maltratado junto com o povo de Deus a usufruir prazeres transitórios do pecado;
Hebreus 11:25

20 - Santidade (Lava-pés)
Sobre a limpeza de mente e coração:
Disse-lhe Jesus: Aquele que está lavado não necessita de lavar senão os pés, pois no mais todo está limpo. Ora vós estais limpos, mas não todos.
João 13:10

21 – Orar  (Estér)

Vai, ajunta a todos os judeus que se acharem em Susã, e jejuai por mim, e não comais, nem bebais por três dias, nem de noite nem de dia; eu e as minhas servas também jejuaremos. Depois, irei ter com o rei, ainda que é contra a lei; se perecer, pereci.
Ester 4:16

22 - Fé (Abraão)
Pela fé, Abraão, quando chamado, obedeceu, a fim de ir para um lugar que devia receber por herança; e partiu sem saber aonde ia.
Hebreus 11:8

23 - Paciência (Jó)
Em tudo isto Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma.
Jó 1:22

24 - Compaixão (O Bom Samaritano)
Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele, e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão;
Lucas 10:33

25 - Perdão (Pedro)

Então, Pedro, aproximando-se, lhe perguntou: Senhor, até quantas vezes meu irmão pecará contra mim, que eu lhe perdoe? Até sete vezes?
Mateus 18:21
Respondeu-lhe Jesus: Não te digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete.
Mateus 18:22

26 - Música (Davi)
Manda, pois, senhor nosso, que teus servos, que estão em tua presença, busquem um homem que saiba tocar harpa; e será que, quando o espírito maligno, da parte do SENHOR, vier sobre ti, então, ele a dedilhará, e te acharás melhor.
I Samuel 16:16

27 - Dificuldade (Gideão)
Respondeu-lhe Gideão: Ai, senhor meu! Se o SENHOR é conosco, por que nos sobreveio tudo isto? E que é feito de todas as suas maravilhas que nossos pais nos contaram, dizendo: Não nos fez o SENHOR subir do Egito? Porém, agora, o SENHOR nos desamparou e nos entregou nas mãos dos midianitas.
Juízes 6:13

28 - Superação (Habacuque)
Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado,
Habacuque 3:17
Todavia, eu me alegro no SENHOR, exulto no Deus da minha salvação.

Habacuque 3:18

29 - Obediência (Daniel)
O meu Deus enviou o seu anjo e fechou a boca aos leões, para que não me fizessem dano, porque foi achada em mim inocência diante dele; também contra ti, ó rei, não cometi delito algum.
Daniel 6:22

30 - Temor (Noé)
O único no seu tempo que temia a Deus:
Noé era homem justo e íntegro entre os seus contemporâneos; Noé andava com Deus.
Gênesis 6:9

31 - Persistência (Jacó)
Jacó luta com um anjo:
Disse este: Deixa-me ir, pois já rompeu o dia. Respondeu Jacó: Não te deixarei ir se me não abençoares.
Gênesis 32:26

32 - Disposição (Isaias)
Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim.
Isaías 6:8 

33 - Humildade (Ana)

E lhe disse: Até quando estarás tu embriagada? Aparta de ti esse vinho!
I Samuel 1:14
Porém Ana respondeu: Não, senhor meu! Eu sou mulher atribulada de espírito; não bebi nem vinho nem bebida forte; porém venho derramando a minha alma perante o SENHOR.
I Samuel 1:15

Nenhum comentário: