Aprenda a Ouvir o Coração Das Pessoas



Um rei queria preparar o filho para ser um grande administrador e o mandou passar um ano na floresta para aprender os sons da natureza. Quando o príncipe retornou, descreveu os sons que tinha ouvido: o canto dos pássaros, o balançar das folhas e o barulho do vento. O pai disse então que ele voltasse e ouvisse tudo o mais que fosse possível. O príncipe retomou à floresta e se pôs a ouvir e a ouvir. Certa manhã começou a escutar sons vagos, diferentes de tudo que até então ouvira. Quando voltou para casa, disse ao pai:
- Quando prestei mais atenção, pude ouvir o inaudível, como o som das flores se abrindo e o som do sol aquecendo a terra.
Ouvir o inaudível é ter a disciplina necessária para se tornar um grande administrador. Apenas quando aprende a ouvir o coração das pessoas, os sentimentos mudos, os medos e as queixas não confessados, um gerente pode inspirar confiança em seus comandados, entender o que está errado e atender às reais necessidades dos liderados. Uma empresa não se desenvolve se os líderes ouvem apenas as palavras pronunciadas pela boca, sem mergulhar fundo na alma para ouvir seus reais sentimentos, desejos e opiniões.


Nenhum comentário: